quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

Nos dias atuais as tecnologias é uma ferramenta muita importante no trabalho dos professores, auxilia no planejamento e aplicação das aulas. É bom lembrar que cada indivíduo é único e pode progredir se for capaz de entender a importância da aprendizagem. Lembrando também que ninguém consegue fazer tudo de uma vez; portanto, é importante estabelecer prioridades a serem vencidas em cada etapa, foi isto que aconteceu ao participar de cada atividade concluída do curso TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Ante de participar do referido curso já tinha participado de outros cursos, mas ainda tive dificuldade em logar as minhas atividades no sistema, mas com apoio das Tutoras e mídias diversas foi sanando essas dificuldades mas precisando sempre um contados entre os nossos tutores para que tenha um feedback entre eles, como aconteceu no decorrer deste curso quando estava trabalhando atividade com HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA assim como fazer HIPERLINK, detectei que não foi alcançado a excelência mas ouve ajuda por parte de colegas mesmo a realização acontecendo atrasada, mas conseguia. Outros aspecto que prejudicou ainda são encontrado na plataforma do e-proinfo, entre eles destaca o tempo limitado em suas funções; como dos FORUNS, até mesmo o acesso a INTERNET o sistema não aceita o acesso por muito tempo, e o que se observa é que esse problema não é só de nos alunos como também pelos tutores e desmotiva um pouco os participantes, mas alem das dificuldades existe a força de vontade de cada um de nos.
O curso TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS - 100 horas, me proporcionou uma oportunidade de aprender e ensinar com as TICs foi possível construí uma fluência técnica e pedagógica necessária para permanecer em qualquer curso on-line.Tive a oportunidade de vivenciar com a escola e alunos vários trabalhos muito bons, desenvolver projetos, como; O projeto Aprendendo com Diferentes Tipos de Textos e Recursos Tecnológicos e trabalhos com o MOVE MAKE, enfim todas as atividades serão muito importante para a minha vida profissional e social.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS
Terezinha de Jesus Morais Alves

Currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Será o currículo escolar uma estrada coerente que leva ao desenvolvimento global da personalidade do educando. Para que o currículo seja eficaz, ele precisa ser construído com a participação de todos os setores do processo educativo.
Para Kawamura (1990) entende que as novas tecnologias enquanto expressão do avanço do conhecimento científico tem facilitado a prática do professor e a formação do aluno.
Com essa concepção no setor educacional o uso de rede nasce uma perspectiva de mudanças. É uma realidade que tem mostrado cada vez mais a necessidade de que a escola deve rever seu projeto pedagógico adequando a presença das novas tecnologias. Daí a importância da inclusão dos múltiplos domínios e suas dinâmicas curriculares.
E é neste sentido que se precisa ser compreendido a adaptação entre escola e tecnologia, pois o aluno pode acessar e estudar de modo que se criem novas possibilidades para o ensino e aprendizagem esses recursos são propostos no currículo escolar através do uso das tecnologias mudando radicalmente relações entre professor e aluno colaborando no a interação entre se para a melhoria da qualidade de ensino e conseqüentemente da formação tanto do aluno como do professor

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Terezinha de Jesus Morais Alves

Pensando e analisando o uso do computador e internet no processo educacional, logo se depara com situações adversas dos tempos anteriores. A contribuição que o uso tecnológico trás ao sistema educacional, o que se fazia antes pode até continuar, mas com certeza agora são realizadas de maneiras diferentes, como já foi discutido entre professores, hoje as atividades são diferenciadas, novas praticas são construídas coletivamente com ações inovadoras, fomentando o aprender e promovendo a autonomia do aluno. As mudanças tornam-se explicitas, os alunos passam a ser produtores dos seus próprios conhecimentos, os professores mais preocupados em se engajar no processo de aprender a construir conhecimentos tecnológicos. É bem notável que apesar da falta de tempo disponível que o professor não tem, mas ele está se preocupando em procurar mais por programas de formação continuada,até porque diante desta situação a atuação do professor exige de fato novas mudanças de atitudes , e compatibilizar maneiras renovadas de formas de diálogos entre educação e mídias.
Vale lembrar que ao surgir novas relações entre as praticas pedagógicas e mídias, neste sentido os alunos estão prontos para as mídias, isto é o professor precisa urgentemente de mais condições de trabalho, principalmente no fator tempo para aprender e ensinar atividades de mídias e tecnologias e introduzir em seu planejamento no dia a dia da sala de aula e em seu cotidiano.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO E INTERNET







Planejar utilizando hipertexto e a internet foi uma experiência inovadora, como tudo novo apresenta dificuldades, nesta ação não foi diferente, principalmente na apresentação dos links, mas não foi impossível superá-las.
Ao iniciar a aula foi apresentado aos alunos um material concreto (centopéia)para fazer uma prévia dos conhecimentos que os alunos possuem em relação à centopéia, com isso foram estimulados a levantarem hipóteses diante dos fatos ocorridos na fábula apresentada.
Para realizar essa atividade utilizou-se de vários aparatos tecnológicos como: Data Show, note book, câmera digital, pen drive, acesso a internet, dicionário e livros de Literatura Infantil.
Os registros dessa aula foram feitos através de relatórios e fotografias, para comprovar a realização e resultados da ação proposta.
Nesta atividade foram contempladas várias disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os conteúdos trabalhados foram: Gênero textual –fábula, contagem, comparação, lateralidade, acontecimentos dos fatos, localização do espaço, animais, plantas e parte do corpo.
Ao utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula, percebe-se que os alunos ficam mais atentos, participativos e o resultado supera o esperado, visto que os mesmos estão cansados da mesmice. Isto mostra que o curso está oportunizando os professores a mudarem de postura em relação ao ensino e aprendizagem e os links proporcionam a aquisição de novos conhecimentos.
Esse trabalho foi realizado com a professora e alunos da turma do 1º ano do turno vespertino da Escola Paroquial Cristo Rei.
Professora: Cleudinete Medeiros da Silva
Cursista: Edna Maria Matias Sousa Maria da Penha Costa e Silva Amorim e Terezinha de Jesus Morais Alves

terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é Hipertexto

Terezinha de Jesus Morais

O que é hipertexto

Diante da atual conjuntura a educação torna-se indispensável, para o desenvolvimento de um povo, para tanto é necessário a aquisição de novos conhecimentos na qual fomenta discussão relevante em todo processo em que o ser humano está inserido.
Portanto neste pressuposto a tecnologia “estimula a auto-aprendizagem, permitindo um desenvolvimento pessoal continuo dos indivíduos, conferindo-lhes maior autonomia.”
Vale ressaltar que a cada momento que passa exige-se pessoa capaz de conviver com as diversidades do cotidiano e o cidadão tem freqüentes oportunidades de experimentar novas formas de comunicação cada vez mais avançadas e cheias de inovações.
Segundo os pesquisadores é um paradigma da comunicação de forma intensa e muito promissora sendo oferecidos ferramenta que viabiliza com recursos eletrônicos o acesso a ambientes de pequeno e grande porte, a exemplo desses recursos eletrônico é trabalhar com hipertextos que nos traz vastas vantagens.
HIPERTEXTO, é um recurso que possibilita a aquisição de informações que facilita o acesso no ambiente digital podendo navegar e viabilizar vários textos. São varias as vantagens principalmente nos cursos de aprendizagens a distancia, onde professor e alunos disponibilizam de mensagens entre os mesmos. Portanto a tecnologia móvel utilizada no processo de ensino- aprendizagem através da distância, veio substituir os meios de comunicação como, rádio, correio entre outros. Esta ferramenta auxilia o tutor e professor a acompanhar suas atividades.
No meu ponto de vista pedagógico, o trabalho com hipertexto é muito importante, pois nos dar oportunidade de ter acesso a vários links, que estejamos interligados na internet, é útil no nosso trabalho no dia a dia entre professor e alunos, mas não vou deixar de elencar que este recurso é na educação um dos meios viáveis no campo da aprendizagem, e que se torne mais fácil o acesso, pois ainda é notável a preocupação das duas partes pela complexidade que existe para acessar alguns links.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Terezinha de Jesus Morais Alves


Quem sou eu como professor e aprendiz

Refletindo como a sociedade se encontra hoje, vejo que o professor para ensinar, tem que estar em constante espírito de aprender e saber criar situação onde o aluno torne um investigador e ser capaz de resolver problemas para viver bem em sociedade para assim desenvolver um papel que possa contribuir para essa sociedade em que se inclui torne uma sociedade boa de se viver.
Neste contexto considera-se que como professor devo ser uma constante aprendiz, até por que no mundo atuais, as tecnologia faz com as coisas avançam rapidamente, então professor e alunos devem estarem prontos para absorver a todas informações com sabedoria e saber multiplicar todos os conhecimentos adquiridos e que a educação não seja apenas reprodutiva e alunos e professor fiquem atentos para a necessidade de estar multiplicando seus conhecimento e se conscientizar que estamos sujeitos a atuar em varias funções.
A escola deve acompanhar este ritmo e como professor aproveitar as grandes vantagens que vem trazendo para o educando. O que nos deixa preocupadas é que para ensinar tem que aprender e para aprende é preciso disponibilizar tempo para estudo como somos sabedores que o professor já tem uma carga horária bem carregada ficando assim muito difícil este tempo para estudo. Professor neste momento não está medindo esforços para adquirir novos conhecimentos devido a necessidade de correr atrás, até porque como professor demos que lembrar que o nosso trabalho não se limita apenas em ensinar e sim aprender a resoluções de problemas e devemos usar a tecnologia como mediadora.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aprendendo com as Tecnólogia no Curso de 100 horas

Com a tecnologia se aprende e ensina
Pensando nisto a escola tem que repensar sua pratica pedagógica, e isto é com uma certa pressa, , visto que as coisas acontece de maneira rápida exigindo cidadões mais capacitados e competentes necessitando aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, que o mundo lhe oferece e então aproveitar as oportunidades da melhor maneira possivel com sabedoria.

Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis-To


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conhecendo o curso



É um curso para formação de professores e gestores, o qual estar sendo implantado em todas as escolas pública na educação básica para melhorar a pratica pedagógica promover uma nova consciência e desenvolver competência e habilidades com o objetivo de incluir todos, alunos e equipe escolar serão incluídos no mundo tecnológico.