terça-feira, 11 de maio de 2010

O que é Hipertexto

Terezinha de Jesus Morais

O que é hipertexto

Diante da atual conjuntura a educação torna-se indispensável, para o desenvolvimento de um povo, para tanto é necessário a aquisição de novos conhecimentos na qual fomenta discussão relevante em todo processo em que o ser humano está inserido.
Portanto neste pressuposto a tecnologia “estimula a auto-aprendizagem, permitindo um desenvolvimento pessoal continuo dos indivíduos, conferindo-lhes maior autonomia.”
Vale ressaltar que a cada momento que passa exige-se pessoa capaz de conviver com as diversidades do cotidiano e o cidadão tem freqüentes oportunidades de experimentar novas formas de comunicação cada vez mais avançadas e cheias de inovações.
Segundo os pesquisadores é um paradigma da comunicação de forma intensa e muito promissora sendo oferecidos ferramenta que viabiliza com recursos eletrônicos o acesso a ambientes de pequeno e grande porte, a exemplo desses recursos eletrônico é trabalhar com hipertextos que nos traz vastas vantagens.
HIPERTEXTO, é um recurso que possibilita a aquisição de informações que facilita o acesso no ambiente digital podendo navegar e viabilizar vários textos. São varias as vantagens principalmente nos cursos de aprendizagens a distancia, onde professor e alunos disponibilizam de mensagens entre os mesmos. Portanto a tecnologia móvel utilizada no processo de ensino- aprendizagem através da distância, veio substituir os meios de comunicação como, rádio, correio entre outros. Esta ferramenta auxilia o tutor e professor a acompanhar suas atividades.
No meu ponto de vista pedagógico, o trabalho com hipertexto é muito importante, pois nos dar oportunidade de ter acesso a vários links, que estejamos interligados na internet, é útil no nosso trabalho no dia a dia entre professor e alunos, mas não vou deixar de elencar que este recurso é na educação um dos meios viáveis no campo da aprendizagem, e que se torne mais fácil o acesso, pois ainda é notável a preocupação das duas partes pela complexidade que existe para acessar alguns links.

2 comentários:

  1. Trabalhando com HIPERTEXTO,foi uma experiência gratificante nos dar oportunidade de ter acesso a vários texto ao mesmo tempo usar links.

    ResponderExcluir
  2. Colega,
    Suas colocações foram pertinentes quando você dá ênfase à necessidade de aquisição de conhecimentos frente ao uso dos recursos tecnológicos onde o individuo tem oportunidades de enfrentar desafios e experimentar esse aparato que lhe é oferecido.Você expôs também as vantagens no trabalho realizado com hipertexto sendo este uma estratégia inovadora que aproxima o sujeito dos conhecimentos que necessita para desenvolver suas atividades, bem como auxilia o professor no acompanhamento de suas atividades.

    ResponderExcluir